Inicial‎ > ‎Notícias‎ > ‎

Liderança Diferenciada

postado em 2 de dez de 2015 05:54 por Guilherme de Souza Rocha   [ 6 de jan de 2016 05:56 atualizado‎(s)‎ ]
Este livro é destinado a você que deseja se diferenciar como líder e quer ser um agente de mudança, assumindo o desafio de transformar organizações em lugares onde a felicidade das pessoas e os resultados econômico-financeiros são igualmente importantes. Você que defende o atendimento de todas as necessidades legítimas dos envolvidos e relacionamentos (internos e externos) entre pessoas sérias e de bem, com comportamentos maduros e propósitos altruístas.

Nele você encontrará o elo entre diferentes argumentações de consagrados autores como Peter Drucker, Léo Bruno, Vicente Falconi, Luis Augusto Lobão, Paul Hersey e Roberto Miranda, juntamente com a de outros especialistas em liderança e desenvolvimento organizacional. Também encontrará conceitos, métodos e técnicas comprovadamente consistentes, fundamentados no que a ciência do comportamento descobriu até o momento. O resultado é a apresentação de um modelo de liderança que considero capaz de fazer a diferença nas organizações do século XXI.
No capítulo 1, você encontrará o significado de uma Organização Diferenciada e entenderá porque somente as empresas que conquistarem este estágio de desenvolvimento organizacional conseguirão perenidade com desenvolvimento sustentável no século XXI. Conhecerá a ideologia que deve nortear a escolha da estratégia e o processo de mudança na cultura organizacional para garantir a Diferenciação Organizacional.

No capítulo 2, você compreenderá a importância da institucionalização de um modelo de liderança que seja capaz de colocar a organização no caminho da diferenciação. Identificará os responsáveis pela implantação e sustentação deste modelo. Tomará consciência da necessidade da rígida cobrança de disciplina na execução deste modelo para evitar que crenças, valores e preferências pessoais prevaleçam sobre os científicos métodos e técnicas de liderança, considerados fundamentais à Diferenciação Organizacional.

No capítulo 3, lhe serão apresentados os pressupostos do modelo de liderança para Diferenciação Organizacional. Ficará claro que o modelo proposto não substitui, mas referenda e integra os conceitos já consagrados das Lideranças Situacional®, Servidora e Transformadora.

No capítulo 4, você terá acesso às sete competências chave do líder diferenciado e sua fundamentação científica.

O capítulo 5 convida você a fazer parte do movimento a favor de uma liderança para Diferenciação Organizacional no Brasil.

Cada capítulo inclui, além de texto técnico, cenas com diálogos fictícios, alguns com boa dose de ironia, outros de certa dramaticidade. Tudo para provocar reflexões e acionar o seu senso crítico, além de exemplificar conceitos teóricos. Nestas cenas, qualquer semelhança com fatos e pessoas reais é apenas coincidência. Além das tradicionais imagens didáticas e ilustrativas, também são usados quadrinhos para resumir uma importante mensagem, sempre com um toque de humor.

Tenho consciência de que este livro não será um completo manual de liderança para você. Por isso enfatizo a importância de também ler os livros e artigos dos autores citados para se aprofundar no estudo das ciências do comportamento. Estes autores receberam destaque pela importância que tiveram no meu aprendizado e por exercerem significativa influência em meus trabalhos como educador e coach de liderança nas organizações.

Espero que este livro o ajude a perceber que liderar de forma diferenciada no século XXI é complexo, não mais um trabalho para amadores. Se você quiser se diferenciar como líder precisará abandonar alguns comportamentos considerados empíricos e atuar cientificamente no processo de influência. Para tanto, precisará manter-se atualizado sobre as ciências do comportamento aplicadas à liderança.

Não se iluda: é um desafio enorme! As organizações – com raras exceções – encontram-se em uma grave crise de liderança. Está cada vez mais difícil conciliar interesses de acionistas, empregados, clientes e fornecedores, sem falar nas demais partes interessadas e intervenientes no negócio como, por exemplo: sociedade, sindicatos, governo e órgãos reguladores.

A liderança para Diferenciação Organizacional ainda é “artigo de luxo no planeta”, como afirma Léo Bruno, membro do Comitê Executivo do Global Leadership Fórum da UNESCO. Tenho esperança que este livro o ajudará a contribuir na mudança desta triste realidade nas organizações do mundo inteiro, especialmente as brasileiras.


Autor: Celso de Souza e Souza

Comments