"Com o processo do LD conseguimos acompanhar de forma mais específica o desempenho do líder junto a sua equipe, tendo condições de auxiliá-lo no seu desenvolvimento para conseguir atender cada vez melhor as necessidades da organização e direcionando seu olhar para a importância de conseguir resultados com e através das pessoas." - Maria de Fátima Marchi (Gerente de Recursos Humanos)


“A Souza Rocha vem desenvolvendo as lideranças da FIESC por meio da metodologia Liderança Diferenciada. Este processo tem contribuído para que nossos líderes compreendam de fato o seu papel e responsabilidades como protagonistas na prática, direcionando, capacitando, motivando e ajudando seus liderados a descobrirem suas potencialidades e possibilidades de desenvolvimento." Márcia Haveroth Trierweiler (Gerente de Gestão de Pessoas)


“Sempre tive em mente que líder nasce feito, mas após ser treinado, praticar e implementar o LD tenho a certeza que um Líder pode ser formado basta a ter a vontade de aprender. O LD é uma metodologia fantástica que permite ao líder conhecer e saber como liderar a sua equipe e por consequência os resultados.” - João Luiz Kornely (Diretor)


“O Grupo Lunelli instituiu como metodologia de qualificação de suas lideranças o Método de Liderança Diferenciada. Iniciamos em 2008 e desde então, todos os colaboradores que ascendem ao cargo de liderança ou são contratados recebem esta qualificação.
O que percebemos como vantagem, é uma maior interação entre líder e equipe, já que ambos tem maior clareza das necessidades a serem atendidas e das entregas que precisam ser realizadas.
Os líderes tem oportunidades de fazer melhorias continuas, já que uma vez ao ano recebem um feedback de toda sua equipe através do IAN, ferramenta que consideramos essencial para o acompanhamento das equipes, bem como para o desenvolvimento do líder.”
- Viviane Cecília Lunelli (Diretora)


"Estamos aqui na Ogochi, usando a ferramenta da Liderança Diferenciada, pelo terceiro ano, e agora estamos colhendo resultados relevantes. Em primeiro lugar é necessário dizer que usamos a ferramenta em conjunto com outros dois itens: gestão estratégica, gestão por processos e gestão de pessoas pela liderança diferenciada, os três fortalecendo o tripé de nossa gestão. Em segundo lugar, é preciso ressaltar que a gestão profissionalizada das pessoas com liderança diferenciada leva tempo para amadurecer, bem como, todos os gestores terem a disciplina e o hábito de usar as técnicas propostas pela LD. A medida IAN (Índice de Atendimento as Necessidades dos colaboradores) nos ajuda muito a visualizar a evolução da gestão e todos os passos do IAN levam a uma amplitude extraordinária da comunicação em todos os níveis, permitindo que os gestores desenvolvam planos de ação de melhorias junto às equipes.
Agora, enfatizo que é necessário muito propósito no uso da ferramenta, pois ela é robusta e complexa na implantação e manutenção. Acreditamos muito na mesma e a recomendamos."
- Aureane Mignon (Diretora)


"A Souza Rocha, com seu treinamento contribuiu no desenvolvimento dos líderes da Senior, fornecendo tanto um conjunto de ferramentas de gestão como um método prático para utilização no dia a dia. Se a liderança é um dos pilares das empresas que crescem e se destacam, acredito que este método pode contribuir para a melhoria dos desempenhos individuais, do clima organizacional e dos resultados da empresa”. - Evandro Mees dos Santos (Diretor)

Atestados de capacidade técnica:


“Em busca de uma metodologia que permitisse integrar as competências dos seus gestores às necessidades demandadas pelos liderados e dos demais clientes dos processos organizacionais, conhecemos a Liderança Diferenciada em 2010, desenvolvida pelo Celso Souza e Souza. Em 2011 iniciamos os primeiros treinamentos para a implementação da metodologia e nos anos seguintes, a aplicação da primeira avaliação (IAN) e a formação de um CILD – Consultor Interno para a Liderança Diferenciada, para que fosse possível dar continuidade a implantação da LD na empresa.

Em 2015 a Liderança Diferenciada, que recebeu o nome de ELO – Educação para Liderança Orgânica na CAJ, passou por várias adaptações ao nosso modelo de negócio e, após a validação do método por todos os gestores, passou a integrar a Política de Gestão com Pessoas da empresa, estando, assim, oficialmente implantada.

Em termos de abrangência, todos os gestores são abrangidos pelas práticas de desenvolvimento, bem como todos os colaboradores participam da avaliação das lideranças.

A Liderança Diferenciada implantada na CAJ reúne e integra em seu escopo o que já existe em termos de conceitos, métodos e técnicas de liderança, comprovadamente consistentes e conceituados no mercado.
Todo novo padrão exigido precisa de um método, e isso não é diferente com o exercício da liderança. Isto porque é premissa da Liderança Diferenciada que cada organização precisa ter o seu jeito de liderar próprio, evitando que preferências pessoais estejam acima da estratégia organizacional. Esse foi um dos maiores ganhos trazidos pela metodologia da LD, pois os novos gestores são treinados na metodologia, assim dando-lhes suporte e mais segurança no exercício da liderança.

A medida IAN - Índice de Atendimento de Necessidades – tem vários ciclos completos de implantação, já tendo sido incorporada na cultura organizacional. Ela objetiva monitorar a eficácia da gestão com pessoas, proporcionando um completo e preciso check-up da realidade objetiva da relação Líder-Liderado. A prática da “oposição leal” tem tornado as relações mais transparentes, facilitando consideravelmente o processo de comunicação interna.

A Liderança Diferenciada aplicada por intermédio do Programa ELO na Companhia Águas de Joinville tem se mostrado, cada vez mais, uma ferramenta extremamente eficaz.

Considerando que a maioria dos gestores da empresa tem formação técnica ou na área da Engenharia, eles não possuíam desenvolvidas as competências necessárias para o exercício da liderança. Assim, antes da implantação eles não tinham nenhuma metodologia para recorrer em caso de dúvidas, nem um profissional especializado para suporte e acompanhamento. Isso dificultava eventuais melhorias no exercício da liderança, pois os líderes desconheciam as reais necessidades dos seus liderados e demais clientes.

Com a metodologia da LD associada à MEDIDA IAN©, ficou mais fácil diagnosticar os problemas da empresa. A MEDIDA IAN© tem permitido um completo diagnóstico da gestão com pessoas, a identificação dos colaboradores que se encontram em situação crítica em relação às suas necessidades, além da localização dos processos de importância estratégica onde a liderança esteja falhando gravemente.

Em 2018 fomos reconhecidos com o Prêmio Ser Humano SC – modalidade Desenvolvimento, por conta do programa ELO. O Prêmio Ser Humano é organizado pela ABRH-SC e visa reconhecer as práticas de excelência em gestão de pessoas. No nosso caso, este reconhecimento veio coroar anos de persistência na implantação deste programa, com a superação de diversas dificuldades no meio do caminho.
Agradecemos imensamente ao Celso Souza e Souza por todo o suporte que sempre nos deu, por sua persistência, por seu altruísmo. O Celso é um profissional realmente especial, com grande talento e brilhante em tudo o que desenvolve.

Eu pessoalmente sinto muita gratidão por tudo o que o Celso me ensinou sobre liderança. Sempre muito paciente e com uma didática exemplar, me apresentou às melhores abordagens sobre o assunto, além de me encorajar a seguir adiante nos momentos de dificuldades.

Recomendamos a Liderança Diferenciada e nos colocamos a disposição das empresas que desejarem conhecer o trabalho que desenvolvemos, pois entendemos que o objetivo dele vai muito além do desenvolvimento de pessoas em uma organização, pois transcende os seus muros”.

- Adriana Falcão Loth (Gerente de Gestão de Pessoas)