MLD - Modelo de Liderança Diferenciada
CEO (Patrocinador, Advogado e Agente) / CFO (Advogado) / DHO (Suporte)

Como o MLD é implantado

Implantado através de uma comissão permanente instituída pelo CEO, que a ele se reporta, coordenada pelo gestor de DHO com assessoria externa especializada da SOUZA ROCHA – Soluções em Liderança.

Durante a implantação do MLD, a assessoria especializada repassa a metodologia para multiplicadores internos e formaliza concessão de uso da metodologia de direito autoral para a organização, por prazo indeterminado.

A comissão é composta por até 7 membros. Participam além do DHO, o CFO e outros ocupantes de cargos chave estratégicos, designados pelo CEO.

As etapas e cronograma para implantação do MLD são definidos pela comissão com base no desempenho da liderança da organização, diagnosticada através da autopercepção dos líderes e liderados de todas as áreas e níveis hierárquicos:


Pesquisa de Engajamento Organizacional (Medida IAN© – Índice de Atendimento das Necessidades)
Autodiagnóstico sobre a eficácia do desempenho da liderança no atendimento das necessidades legítimas dos stakeholders, engajamento dos liderados com a Ideologia da Diferenciação Organizacional e comprometimento com a execução disciplinada da estratégia organizacional. Saiba mais através do vídeo e artigo “Como Medir se a Liderança é Diferenciada”.

A comissão de implantação do MLD submete à aprovação do CEO:

  • A Política de Liderança para Diferenciação Organizacional, incluindo meritocracia e sanções por demérito;
  • O Manual de Liderança Diferenciada da Organização.

A comissão é capacitada através da Psicoandragogia, cuja metodologia de ensino e aprendizagem utiliza o coaching de equipe e exercícios em situações reais. Sem utilizar filmes ou estudos de caso pré-fabricados.

Após capacitação, a comissão de implantação é responsável por desencadear e monitorar a multiplicação da educação dos demais gestores. O processo educacional para mudança começa com cada membro da comissão ensinando um grupo com seis novos gestores (Gestores Líderes Diferenciados – GLD) da mesma forma que foram treinados pela assessoria externa.  Por sua vez, cada novo GLD educa um grupo com mais 6 gestores, e assim sucessivamente. A prioridade na escolha dos gestores de cada grupo considera o resultado da MEDIDA IAN©, atuação em processos chave e impacto do desempenho na execução da estratégia e alcance das metas econômico-financeiras.